IA a serviço do consumidor no apoio ao Varejo
O cenário macroeconômico global tem trazido desafios para diversos setores. No Brasil, fatores como juros elevados e mudanças no ambiente internacional tornam o dia a dia do varejo ainda mais complexo, já que os efeitos das decisões econômicas costumam aparecer de forma mais clara somente após alguns meses. Desde a última decisão do Banco Central, o ambiente de juros no Brasil permanece estável no patamar de 15%. À medida que a política monetária continue a atuar sobre a economia, seus efeitos cumulativos e defasados se refletirão na dinâmica de consumo, que já tem mostrado sinais incipientes de desaceleração. A tal defasagem é um fator importante na análise do desempenho do varejo. Na tentativa de conseguir vencer as barreiras econômicas impostas pelo momento, as empresas precisam ser criativas, buscando alternativas, principalmente para engajar o consumidor. E neste caso a tecnologia pode se tornar uma grande aliada. O varejo é um lugar de transformação contínua, em que o consumidor também está em transformação contínua, os clientes estão sempre maravilhosamente insatisfeitos. O consumidor está sempre esperando algo mais. Então o momento é de desafio, mas de oportunidade também. Inteligência artificial, computação em nuvem e machine learning, se tornaram fundamentais para que as empresas consigam transformar o desafio em oportunidade. O uso de Inteligência artificial dentro da das empresas é muito facilitado com boas parcerias firmadas no setor, que possibilitem, por exemplo, utilizarem a Nuvem para que conseguir escalar um volume grande de informações de maneira muito mais fácil. O incremento da experiência do consumidor, em ações como a utilização de Inteligência Artificial para melhorar a acessibilidade do e-commerce, o enriquecimento das fichas de produtos com o uso de IA generativa no incremento da busca do e-commerce.
O momento realmente pode ser desafiador, no Brasil e no mundo, para o varejo e para inúmeros outros setores. Mas a importância do compartilhamento de conteúdo pode ser uma grande oportunidade de ganha-ganha para as empresas. Criar esse senso de comunidade entre as empresas do varejo brasileiro é muito importante. Nossos clientes trouxeram as coisas mais relevantes que eles estão fazendo utilizando IA generativa, IA Agêntica para trazer mais performance, mais eficiência e, consequentemente, melhorar a experiência dos seus clientes. As empresas podem impulsionar e aprender umas com as outras. Fonte: https://mercadoeconsumo.com.br